SPFW N46: OSKLEN REÚNE A FIGURA DO PESCADOR COM O UNIVERSO NÁUTICO

Posted on

“Um manifesto em prol dos Oceanos, sob uma forma conceitual, estética e concreta”.

Dando continuidade ao movimento ASAP, um chamado da OSKLEN para a urgência da adoção de um estilo de vida alinhado a práticas socioambientais, a coleção ASAP Oceans reafirma esse propósito e lança um manifesto em defesa dos mares e oceanos. O envolvimento da Osklen e do Instituto-E com essa temática sempre esteve presente na história da marca. Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, presidente do Instituto-E e embaixador da UNESCO para a cultura da paz e da sustentabilidade, integrou, em 2017, a delegação do Ministério do Meio Ambiente para a Conferência da ONU sobre os Oceanos e atua como defensor da expansão das áreas marítimas protegidas.

Coleção SS19

Oceans, tema que permeia a história da Osklen, surge nesta temporada traduzido na fusão do universo náutico com os uniformes de mergulho e a poesia do personagem do pescador.  A economia circular e o uso de matérias-primas mais conscientes e sustentáveis seguem um compromisso assumido pioneiramente pela OSKLEN há 20 anos, quando trabalhou pela primeira vez com algodão orgânico. No último ano, para produção da linha de malha PET, a OSKLEN poupou 119 milhões de litros de água, reduziu em 70% o consumo de energia elétrica e atingiu o recorde de 272 mil garrafas plásticas reutilizadas que acabariam em lixões das cidades ou nas águas do oceano. A coleção SS19 é uma extensão desses processos e projetos mais sustentáveis.

Osklen + Casa do Cacete 

A Osklen e o Instituto-E, em parceria com o IPTI (Instituto de Pesquisa, Tecnologia e Inovação) a Casa do Cacete, projeto composto por quatro jovens artistas empreendedores de Santa Luzia de Itanhy, no Sergipe – um dos municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil – apresentam o resultado de um trabalho desenvolvido a várias mãos para a coleção SS19.

O intercâmbio de experiências e saberes resultou na co-criação de prints que estampam diversas peças da coleção. O mangue é um dos principais temas que inspiram o trabalho desses jovens, com o intuito de chamar a atenção para esse berçário da vida marinha presente na biodiversidade brasileira. Na passarela, as estampas crasto fish, aratu e os florais são resultado deste trabalho.

Matérias-primas 

Linho, seda, crepe de seda dublado, tricô manual de corda náutica, tricô rayon, sarja de algodão, malha dublada, plissado. Seda de gaze e linho, palha de seda, tyvek, lona eco, couro de salmão e pirarucu, palha de piaçava.

Estampas 

Pirarucu, Waves e prints em Parceria com a Casa do Cacete:

– floral light blue e floral deep blue: retratam espécies de plantas encontradas na região de Santa Luzia do Itanhy, cidade dos ilustradores;

– aratu blue: homenagem a um dos principais meios de geração de renda dessa população ribeirinha, a caça e revenda de Aratu, uma espécie comum de caranguejo da região;

– crasto fish blue: espécies de peixes encontrados na região do Crasto/Santa Luzia do Itanhy – SE, povoado da maioria dos ilustradores.

Cartela de cor:

Off White, natural, ouro, coral, azuis e preto.

Todas as fotos do desfile aqui.

Osklen- SPFW N46
out/2018
foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
Osklen- SPFW N46
out/2018
foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
Osklen- SPFW N46
out/2018
foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
Osklen- SPFW N46
out/2018
foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
Osklen- SPFW N46
out/2018
foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
Osklen- SPFW N46
out/2018
foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE
Osklen- SPFW N46
out/2018
foto: Zé Takahashi/ FOTOSITE

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.